Estão já no terreno as primeiras obras do projecto de Regeneração Urbana do centro histórico de Arouca. A primeira intervenção decorre na zona H7, um espaço interior, entre a Avenida 25 de Abril e a Alameda D. Domingos de Pinho Brandão. Esta primeira intervenção está orçada em cerca de 108.060,74 €, incluindo obras de rectificação na Travessa da Ribeira.
A intervenção na zona H7 visa requalificar um «vazio urbano», de passagem, transformando-o num espaço de lazer e relação entre o Mosteiro de Arouca, a Avenida 25 de Abril e a Alameda D. Domingos de Pinho Brandão. Da intervenção faz parte a colocação de bancos e arborização, estabilizando o espaço e proporcionando uma maior fruição por parte dos habitantes dos edifícios e da comunidade em geral.
A Regeneração Urbana do centro histórico de Arouca tem como elemento central o Mosteiro de Arouca, valorizando-o e à sua área envolvente. O objectivo central desta operação é requalificar o centro histórico da vila, conferindo-lhe novos elementos de atractividade, mas mantendo o seu cariz de centro tradicional e local de representação da história e da cultura deste território.
Esta intervenção não se esgota na frente de obra. Trata-se de uma intervenção com cariz funcional e urbano, mas também social, económico, cultural e até com impacto nas vivências urbanas.
A Regeneração Urbana/Polis XXI resulta de uma parceria entre Câmara Municipal de Arouca, Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda de Arouca, Direcção Regional de Cultura do Norte e CCDR-N, financiada em 70% pelo FEDER/QREN.
Sem comentários:
Enviar um comentário